
Palavra que eu ministrei para as crianças no domingo dia 18/10/2009
Para que exista fruto é necessário que hajam sementes.
O que é uma Semente?
Existem duas sementes, a boa que provém do Espírito Santo e a má que provém do diabo, a semente após ser lançada no solo gera uma árvore, e essa árvore irá gerar o seu fruto de acordo com o tipo de semente que foi lançada na terra.
Então aquela árvore começa a gerar uma qualidade específica de fruto, uns frutos bons outros frutos ruins, Lembre-se que falei que existem dois tipos de sementes as boas e as más.
Mas o que é o Fruto?
Fruto é produto da germinação da semente na terra, ou seja, é quando a semente lançada morre permitindo assim com que seu interior se misture na terra, e a terra fará todo o processo de preparação para que essa semente gere o Fruto.
Tà mais onde eu entro nessa história toda?
Toda essa composição de semente, terra, árvore, fruto está em nós.
Semente: palavras que são direcionadas a nós, seja boa ou ruim.
Terra: Nosso coração, é onde se lança as sementes, é ali que se inicia todo processo de germinação;
Àrvore: Somos nós, a medida que vamos recebendo sementes e vamos frutificando criamos galhos, ou seja extensões do nosso coração para que outras pessoas apanhem o fruto.
Fruto: Resultado da germinação da semente,ou seja, tudo aquilo que eu faço, obediência, educação, respeito, amor,carinho, cuidado, responsabilidade...
A semente pode tanto vir de meios externos como meios internos, ou seja, as pessoas podem lançar as sementes em nós ou nós mesmos podemos lançar as sementes.
Como assim lançar sementes em nós?
Toda vez que nós abençoamos alguém, dizemos palavras boas para nós mesmos, acreditamos em nós, estamos lançando sementes em nós, e lembrando que essas sementes irão frutificar, e o fruto é resultado da semente que lançamos.
Então meio interno: Eu mesmo...
Meio Externo: As outras pessoas...
E a árvore?
A terra que se lança a semente é o coração, e arvore que gera o Fruto somos nós, então todas as sementes são lançadas no nosso coração, e afetam todo nosso corpo (árvore).
Para que serve as árvores?
Existem vários tipos de árvores, as frutíferas e as silvestres
As frutíferas: São aquelas que produzem alimentos, ou seja fruto (pomares, parreiras,abacateiros, manoneras) mas essa produção não é o ano todo é específico em determinada época do ano, por isso precisa ter um grande aproveitamento de seus frutos.
Silvestres: São aquelas que não produzem nenhum alimento,servem apenas para fazer sombra, não alimentam, e em determinada época do ano elas secam e seus galhos caem.
Hoje vamos falar de uma árvore que não pode secar, essa árvore está o ano todo produzindo, ás vezes são frutos bons, doces, saudáveis, ás vezes são frutos ruins.
Mostrarei a vocês hoje o Fruto do Espírito, nesse caso a semente que expliquei acima se trata do Espírito Santo de Deus, lembra: quando a semente bate em nossos corações ela produz fruto, vejamos qual o fruto que o Espírito produz em nós.
Mas é apenas um?
Não, você já viu um limão, ele é um fruto de vários gomos, o que direi a vocês hoje é referente aos gomos, esses gomos juntos formam o FRUTO.
O PRIMEIRO É O AMOR:
Umas das definições no dicionário Priberam diz: “Afeição forte por outra pessoa”, afeição significa: gosto, apego,amizade, inclinação. Outra definição é caridade: que significa Interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca.
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.Ef 5:2
Devemos todos os momentos andar em amor, caminhar tendo compaixão, essa atitude de amor para com o próximo agrada o coração de Deus.
O ódio provoca brigas, mas o amor perdoa todas as ofensas Pv1012
O amor nos faz ter compaixão, muitas vezes ouvimos conversas de amiguinhos que nos deixam tristes, alguns até nos ofendem mas devemos temos amor por eles é perdoar aquilo que estão falando de nós. Nunca devemos tratar o mal com o mal
Rm 12:21
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Amarás o Senhor Teu Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo MT 22:39-40
O Senhor define como maior mandamento, amarmos a Ele acima de tudo, e o segundo maior amar ao próximo como a nós mesmos, ou seja é preciso que você ame a você primeiro pois só assim poderá amar ao próximo.
O SEGUNDO GOZO
Significa: Sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem aqueles que crêem em Cristo
A bíblia diz : 1 Pe 1:8 “Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e crêem mesmo sem o terem visto, e crêem nele, mesmo que não estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa que as palavras não podem descrever” (NTLH)
A nossa alegria (gozo) em servir ao Pai deve ser muito grande, devemos adorar o nosso Pai com toda alegria, isso quer dizer, vir a igreja com o coração alegre, sem fazer birras, manhas ou chantagens, devemos falar do nosso pai para os nossos amiguinhos com alegria no rosto, não podemos falar de Jesus de qualquer jeito, a bíblia diz que nós somos imagens e semelhança de Deus ( Gn1:26-27), então temos que demonstrar um Deus amigo, companheiro, amoroso e muito alegre.
O TERCEIRO É PAZ
A paz é oposta a violência, então você que gosta de bancar o “valentão” e em qulaquer coisinha na escola já diz que vai brigar, muito cuidado, você não tem produzido o fruto do Espírito em sua vida, sua árvore está com esse galho cortado.
A Bíblia diz em Fp 4:7 “E a paz de Deus que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (NTLH).
O QUARTO É LONGANIMIDADE
Longânimo é ser PACIENTE, é esperar as coisas acontecerem no tempo certo, por exemplo se seu Pai te disse que irá te dar aquele presente que você tanto sonha, você precisa esperar o tempo chegar, se não vc pode deixar seu pai louquinho, não dianta vc querer que ele saia a noite para comprar algo, o lugar só funciona durante o dia, não adianta vc ficar no pé dele se o presente ainda não chegou na loja, saiba esperar o tempo certo, DEUS trabalha no tempo preciso dele.
“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” Ef 4:2
Sabe aquele parente, amigo, professor, que vc queria tanto vê-lo na igreja mas ele é durão, não entende nada das coisas que vc fala sobre Jesus, a bíblia nos ensina a termos paciência com eles, que em breve eles estarão prostrados diante de Deus, a sua parte é ajudá-lo a vencer, agüentar até o fim, orar por ele sem cessar e a salvação chegará até a vida dele. Mas se vc fraquejar e desistir ou se irar com ele, vc não irá ganhá-lo para Jesus.
O QUINTO É BENIGNIDADE
Benignidade significa cuidado, zelo, bondade, é o desejo de não magoar ninguém nem lhe provocar dor.
Rm 12:21
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Queremos sempre agir como reflexo do outro, como um espelho, quando vc chega no espelho e levanta o braço é óbvio que do outro lado também a sua imagem irá levantar o braço, ter a benignidade não é bem assim, pois se alguém lhe ferir vc não deverá feri-la mas deverá retibuir com o contrário, é o que o versículo acima nos ensina.
Se um colega seu mente pra vc que não tem doces só para não te dar, quando vc tiver doces vc irá oferecer para ele e não mentir como ele fez, isso é ruim, entristece Deus, a semente não produz nada, o Espírito de Santo de Deus não habita em lugares assim, então sua árvore estará sem mais um galho, seja diferente, seja bondoso.
O SEXTO É BONDADE
Significa ter zelo pela verdade e repulsa pelo mal
Você tem que ser igual a uma peneira de pedreiro.
Quando o pedreiro pega uma peneira para limpar a areia,ele penera e toda pedra, sujeira que irá prejudicar a fabricação da massa, é jogada fora, não irá servir pra mais nada.
Vc sendo uma peneira também tem que ser assim, tudo aquilo que vier para somar na sua vida deve ser misturado na sua vida, agora tudo aquilo que não ajudará nada deve ser jogado longe (fofoca, brincadeirinhas bobas, mentira, timidez, medo, desobediência).
O SÉTIMO É A FÉ
Hb 11:1 “ A Fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (NTLH)
Por que devemos ter Fé?
Pelo fato de a Fé te fazer acreditar nas promessas de Deus, pois é conflituoso para o homem esperar alguma coisa sem enxergar ou ter notícias ou cartas informando qual o lugar que tá tal presente.
A poucos eu falei que devemos ser pacientes, esperar pelas coisas que nos prometem dar, A fé tem o poder de fazer esperar por aquele tão sonhado presente, lembra lá no inicio o Senhor nos disse que devemos ama-lo sobre todas as coisas, e sabe o que ele ensina agora que “ Sem Fé é impossível agradar a Deus”.
O OITAVO É MANSIDÃO
Mansidão significa Humildade.
Humildade está relacionada a pureza do coração e não a um estado de pobreza, significa vc ser transparente a bíblia diz que “ Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” Tg 4:6
Deus é contrário ao soberbo (orgulhoso) mas aquele que se aproxima do pai com o coração humilde, quebrantado Ele não despreza.
Ouça vc não é nada sem Deus!!!!!!
Vc não pode ir a lugar nenhum se Deus não estiver na frente.
Não maltrate seu irmão, não despreze ninguém, não lance palavras ruins sobre eles, Deus lhe pedirá conta por isso.
O NONO É TEMPERANÇA
Temperança significa domínio próprio.
Vc possui algum amigo que constantemente te pertuba?
Provalvelmente sim!
O seu desejo é de chingá-lo , brigar, sair de perto, mas a bíblia nos ensina que devemos ter domínio sobre nossas vontades, por isso devemos andar em Espírito por que a bíblia diz em Rm 8:5-8
5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Então se a sua carne diz pra vc ir e brigar o seu Espírito diz pra vc, “ Não, não brigue, não vale a pena brigar” obedeça não tente fazer justiça com suas próprias mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário