terça-feira, 17 de novembro de 2009

Armadura de Deus


Culto Infantil dia 15/11/2009

Armadura de Deus

Estamos a todo momento sendo atacados pelo Diabo, ele anda ao nosso derredor tentando nos vencer, ele coloca em nosso caminho várias oportunidades para pecarmos, ou seja errarmos o alvo.
Quando estamos sozinho por exemplo ele nos coloca diante de situações para mentirmos, para fazermos as coisas que desagradam a Deus, na escola por exemplo ele coloca pessoas que não são boas companhias para que andemos juntos e começamos a fazer as mesmas coisas que elas, mas essas pessoas não são boas, são más e devemos nos afastar delas.

Vamos ler Efésios 6:10-20

10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
19 E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20 Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

Vers 13 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”

Mas para que não pequemos, ou seja para que não caiamos nas ciladas do Diabo e saiamos vencedores dessa batalha, O Senhor nos proporciona usarmos uma armadura, sem essa armadura não temos como vencer o mal, ela nos dá possibilidades de vencermos, se não estamos vestidos dessa armadura a chance de sairmos derrotados é muito grande.
E como citado no versículo acima, essa armadura nos mantém firmes contra toda cilada do diabo.

Vamos ver cada parte dessa armadura

Vers 14 “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;”

Cinturão: Verdade

Falar apenas a verdade essa é uma arma poderosíssima contra o Diabo, isso por que a Bíblia diz que quando somos verdadeiros não damos legalidade ao Diabo para nos envergonhar, a bíblia diz em Jo 8:44 “ Que o Pai da mentira é o diabo”, e o pai da verdade por entendimento da palavra é Cristo, devemos andar em retidão.
A primeira parte da armadura então é o cinturão da verdade, e o cinturão é aquele que prende toda armadura, não deixa a armadura ficar solta.

Couraça: Justiça

Andar em justiça significa praticar aquilo que é certo sem que haja prevalência de alguém ou alguma coisa, a justiça é muito semelhante com a verdade, Ser justo é não ter do que se envergonhar, é não permitir que coisas erradas sejam colocadas debaixo do tapete, é levantar seu grito contra o pecado.

Vers 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

Calçados: disposição para o evangelho

Os nossos calçados devem ser como calçados com longo alcance, ou seja, o nosso caminhar tem que demonstrar o evangelho de Cristo, por quer que andarmos devemos transmitir o evangelho de Cristo, anunciar o Reino de Deus, é necessário muita disposição para isso. A bíblia diz em Is “ Como são belo os pés do mensageiro que anuncia a Paz ”

Vers 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Escudo: Fé

A fé nos faz caminhar, ou seja , no meio de toda essa batalha pela santidade caminhar tendo o escudo é nossa proteção ao mesmo tempo que nossa arma de ataque, os antigos guerreiros em suas lutas após ficarem sem suas armas usavam os escudos para derrotarem os seus adversários, e nós também faremos assim ataque e defesa.

Vers 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Capacete: Salvação
Devemos ter em nossas mentes que quando aceitamos a Cristo estamos salvo, pois o que o Diabo mais ataca é na mente e se entendermos que a Salvação faz parte do reino entendermos que o Reino de Deus está na sua totalidade a nossa disposição, At 26:17 diz“ Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e ta casa”.

Espada: Palavra de Deus

Não adianta termos todos anteriores se a espada não estiver desenbanhada, é hora de lermos a palavra insensantemente, para que possamos ter a palavra como nosso refúgio, como nosso socorro, a palavra de Deus nos motiva, ela nos impulsiona a caminhar.

O salmista Davi disse “ Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti”

Josué 1: 8 “ Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”

Nenhum comentário: